NOTÍCIAS

2ª Exposição Mulher Modelo: Dedicação e sorriso que todos entendem

"Vai além do português. É o acolhimento. É fabuloso poder ajudar essas pessoas. Elas deixaram tudo no país de origem e o que oferecemos é quase nada.”

Uma mulher com um sorriso radiante e um coração apaixonado por ensinar. Assim é a paulista Lucimara Rogéria Antoniolli, 47, pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, que reside em Garibaldi desde 2014 e que, há cinco anos, dirige-se à Biblioteca Municipal Frei Miguel para conversar na língua portuguesa com imigrantes oriundos do Haiti, Senegal, Venezuela, Guiné, Nigéria, Gana, Egito, Togo, Iraque e Paquistão, entre outros.

Aos sábados, pessoas com bagagens completamente distintas sentam-se em mesas redondas com ela e outros facilitadores para conversar. São sonhos, costumes, religião e idiomas unidos pelo mesmo objetivo: viver uma vida plena em seu novo lar. O domínio da língua é o caminho. A avidez em aprender é a mola propulsora.

A inspiração para criar o grupo surgiu durante o pós-doutorado que fez na Nova Zelândia. Ela e o marido, Felipe Bonfanti de Barros, contaram com o apoio de um grupo de conversação em inglês que se reunia na biblioteca municipal de Hamilton. Quando viajaram, em 2013, quase não havia imigrantes em Garibaldi. Quando voltaram, a cidade havia acolhido muitos haitianos e senegaleses.

“Quando meu marido foi até a biblioteca falar sobre a ideia para a Lú (Maria de Lourdes Matté Ulian - bibliotecária aposentada), ela logo abraçou o projeto e tratou de buscar autorização para que os encontros acontecessem naquele espaço. Naquele momento, o trabalho mais intenso foi dela, para viabilizar o projeto. Sem seu apoio certamente não teríamos começado.”

Muitas pessoas abraçaram o projeto no decorrer desses anos, como a Carmen Pezzini, a Bianca Arregui, a Carina Balzan, a Minéia Frezza, entre outros. Em torno de 50 facilitadores já participaram e o número de imigrantes facilmente supera a centena. Atualmente, o grupo de conversação conta com cerca de seis facilitadores ativos e aproximadamente 25 imigrantes. Não é necessário ser um especialista em língua portuguesa para participar, basta a boa vontade. Os encontros são aos sábados, das 9h30 às 11h30. Informações pelo telefone (54) 99150-9030.

Exposição Mulher Modelo

Em 2019 iniciamos esse projeto que busca valorizar e divulgar o trabalho voluntário de moradoras de Garibaldi e região. A exposição é itinerante e pode ser apreciada em locais como Prefeitura, Câmara de Vereadores, Biblioteca, centros culturais e
educacionais.

CONTATOS

Escreva para nós

Your message has been sent. Thank you!

Localização